+24
°
C
Máx.:+27
Mín.:+13

BR2IA firma acordo de cooperação técnica com empresa gaúcha para projetos de microgeração de energia elétrica a partir de fontes renováveis e bateria de grafeno para carro elétrico

Postado em 04/10/2021 às 15:10 | Tempo de leitura:
BR2IA firma acordo de cooperação técnica com empresa gaúcha para projetos de microgeração de energia elétrica a partir de fontes renováveis e bateria de grafeno para carro elétrico

A BR2IA firmou um acordo de cooperação técnica com a NEW-E, empresa de tecnologia energética, com sede em Porto Alegre/RS, para trocar experiências e conhecimento com foco em microgeração de energia elétrica e um material que está revolucionando a tecnologia do futuro: desenvolvimento de uma bateria a partir do grafeno para carro elétrico. O acordo foi assinado na semana passada, em reunião virtual realizada entre seus diretores.

“BR2IA e NEW-E, desenvolveram um relacionamento profícuo de cooperação desde o início da tratativa de parceria. Com o acordo, vamos fortalecer esse relacionamento, proporcionar intercâmbio de know-how técnico e contribuir para o desenvolvimento de ambas. O propósito é simples: somar forças para melhorarmos o ambiente da cidade e, como consequência, transformar Porto Feliz em uma cidade mais inovadora”, explica o presidente da BR2IA, Michel Zangeronimo.

A New-e é uma startup científica e spin-off da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e ligada ao Instituto de Física e à Escola de Engenharia da UFRGS. Os sócios-fundadores são Carlos Sonier do Nascimento, engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestre e doutorando pela UFRGS, que assumiu a responsabilidade técnica pelos projetos de P&D da NEW-e, enquanto Tainan V. Caballero, graduando do Instituto de Física/UFRGS, produtor executivo e cultural e designer gráfico, responde pela parte empresarial da empresa.

Pelo acordo, BR2IA e NEW-E vão compartilhar informações e experiências técnicas, fomentar a capacitação de profissionais e estudar novas tecnologias e possibilidades no segmento microgeração de energia elétrica, eficiência energética e desenvolvimento de uma bateria a partir do grafeno para carro elétrico.

Sobre o grafeno

O grafeno é um material riquíssimo para a alta tecnologia e fundamental para o funcionamento de muitas delas comuns no dia a dia. Ele é constituído de uma camada extremamente fina de grafite, o mesmo encontrado em qualquer lápis comum usado para escrever. A diferença é que possui uma estrutura hexagonal cujos átomos individuais estão distribuídos, gerando uma fina camada de carbono.

Na prática, o grafeno é o material 200 vezes mais resistente do que o aço e o mais leve e mais fino que existe. Para se ter ideia, 3 milhões de camadas de grafeno empilhadas têm altura de apenas 1 milímetro. Fora isso, ele é transparente, elástico, pode ser mergulhado em líquido sem enferrujar ou danificar sua composição e conduz eletricidade e calor melhor do que qualquer outro componente.

O material promete revolucionar a tecnologia do futuro pois pode permitir ser aplicado em quase todos os setores da indústria, desde smartphones até despoluidores de água e produção de papel.