+24
°
C
Máx.:+27
Mín.:+13

JOVEM DE SÃO GONÇALO/RJ CONQUSTA O PRIMEIRO LUGAR DO 1º DESAFIO BR2IA DE TECNOLOGIA

Postado em 04/10/2021 às 15:10 | Tempo de leitura:
JOVEM DE SÃO GONÇALO/RJ CONQUSTA O PRIMEIRO LUGAR DO 1º DESAFIO BR2IA DE TECNOLOGIA

O “1º Desafio BR2IA” foi um desafio online e gratuito que durou 10 horas e fora realizado em conjunto pelo Centro de Tecnologia em Inteligência Artificial – BR2IA, UFRJ, IFSP e CEFET, com o apoio da Constalnetbank.

O evento teve a ilustre participação de palestrantes externos como convidados: Denise Pires de Carvalho – Reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro/RJ; Nelson Tadeu Cancellara – Presidente da Empresa Municipal Parque Tecnológico de Sorocaba/SP; Regiane Relva – Diretora do Smart Campus Facens de Sorocaba/SP; Marco Pellegrini – Secretário Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Rafael Soares – Secretaria Municipal da Tecnologia da Informação da Prefeitura de Porto Feliz/SP; João Paulo Dias – Professor do Departamento de Engenharia Civil e Mecânica da Universidade da Pensilvânia/USA;  Isabela Gimenez – Pesquisadora da Fiocruz do Rio de Janeiro/RJ; Prof.º Sérgio Shimura – Professor do Instituto Federal de São Paulo (Campus Sorocaba) e Prof.º Marcelo Tuani – Coordenador da Faculdade de Tecnologia Porto das Monções/ FAMO; Douglas Cristhian – CEO da APP2Work.

Na competição, equipes de universitários de todo o país trabalharam com mentores para desenvolver uma solução tecnológica em inteligência artificial, a fim de contribuir para tornar Porto Feliz uma cidade inteligente. Foram diversas equipes e participantes, vários mentores e jovens com sede do saber. O desafio não exigiu nenhuma experiência em tecnologia da informação – tic e o grande vencedor, foi o jovem Paulo Victor Chagas da cidade de São Gonçalo/RJ, com o projeto “traje inteligente para monitoramento térmico de operadores em ambientes de risco”.

O professor da UFRJ, José Otávio, e também um dos fundadores do Centro de Tecnologia em Inteligência Artificial – BR2IA, comemorou o resultado. “Este desafio foi incrível. Nossa equipe está muito feliz com o resultado alcançado”, enfatizou. Segundo ele, a missão da “BR2IA” é educar e capacitar os jovens para que façam a diferença na sua comunidade usando a tecnologia e o empreendedorismo.

Thamires Souza, gestora-administrativa da BR2IA, destacou o papel importante dos universitários como membros participantes. “Os competidores desta edição estavam bem focados em não apenas ganhar o Desafio, mas também em contribuir de maneira produtiva com o evento. Foi muito interessante vermos todas as equipes, fervorosamente, buscando maneiras de criar novas soluções tecnológicas para Porto Feliz”, completou Thamires.

Já o fundador e presidente do Centro de Tecnologia em Inteligência Artificial – BR2IA, Michel Zangeronimo, parabenizou as equipes e ressaltou o quanto é importante para a “BR2IA” ter iniciativas de promoção à inovação tecnológica e ao empreendedorismo. “Com isso, fomentamos a criação de negócios de impacto, além de gerar benefícios para a sociedade na forma de produtos mais inovadores”, afirmou.