+24
°
C
Máx.:+27
Mín.:+13

BR2IA cria projeto de reciclagem para dar vida nova a baterias de íons de lítio

Postado em 25/11/2021 às 10:11 | Tempo de leitura:
BR2IA cria projeto de reciclagem para dar vida nova a baterias de íons de lítio

Até o fim de 2030, a produção mundial de baterias de íons de lítio deve chegar a dois milhões de toneladas por ano. Menos de 2% desse total são reciclados atualmente, o que além de economicamente ruim, também gera um desperdício muito grande de recursos naturais.

As baterias de íons de lítio, que equipam a maioria dos dispositivos eletrônicos, são ricas em metais valiosos. Na lista de preciosidades jogadas diariamente no lixo estão cobalto, níquel, cobre, alumínio, ferro e o próprio lítio, que é um recurso natural limitado, com uma reserva bastante escassa por causa da alta demanda global.

O Centro de Tecnologia em Inteligência Artificial – BR2IA, conta com uma equipe liderada pelo professor Sérgio Shimura, trabalhando nesse projeto de reciclagem de bateria a fim de obter resultados satisfatórios de recuperação de packs de lítio. “Como as baterias são baratas, há pouco incentivo para reciclar. No entanto, a recuperação e a reciclagem de elementos essenciais, como o lítio, terão um papel fundamental na sustentabilidade do uso de recursos pela sociedade”, afirma o presidente da BR2IA, Michel Zangeronimo.

Como funciona?
Basicamente, para recuperar a vida de baterias de lítio, o professor Sérgio, identifica as células ruins do pack, fazendo as substituições por boas, onde posteriormente faz o reteste do mesmo para garantir a qualidade.